"Cultura Brasileira"
Para quem estuda na FLUC (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), este pode ser o nome de uma disciplina a ser cursada, mas aqui em Portugal, mais especificamente em Coimbra, essa expressão começa a ter novos significados. Nós, estudantes brasileiros, somos uma parcela significativa do corpo discente da UC, mas ainda somos uma cultura desconhecida e exótica para a maior parte dos portugueses e colegas de outras nacionalidades que conosco convivem. A vantagem de se estar num intercâmbio não é apenas conhecer outra cultura, é ter a oportunidade de difundir a sua própria. É com o intuito de diminuir a distância entre povos, de quebrar paradigmas e de dar a conhecer o Brasil que a UC promeveu a Semana Cultural Brasileira 2012. Abaixo, segue a apresentação sobre o evento:
O projeto interdisciplinar que a Semana Cultural Brasileira consubstanciou em 2011, procurou, como disse Edgar Morin, “No lugar de separar o conhecimento em compartimentos (…) pensar como a complexidade pode levar a uma conexão entre vários modos de pensar.” As atividades levadas a cabo no ano transato foram o resultado de um trabalho iniciado com o Programa de Licenciaturas Internacionais, cujo intuito é o intercâmbio estudantil entre universidades brasileiras e a Universidade de Coimbra.
Num mundo onde os estereótipos reinam e onde o que sabemos do outro é o que os media nos apresentam, alguns dos estudantes do Programa foram movidos pelo desejo de um intercâmbio não só académico, mas também social e cultural. Assim se delineou o principal objetivo da Semana Cultural Brasileira: apresentar o mosaico de culturas de que o Brasil se constitui, numa iniciativa que sempre envolveu alunos e professores da Universidade de Coimbra e das Universidades Brasileiras participantes no PLI.
No ano de 2012, respondendo a um desafio lançado pela Reitoria da UC, a Semana Cultural Brasileira integrará a Semana Cultural da Universidade, que glosará o tema proposto pela sub-reitoria de Assuntos Culturais “Navegar é preciso (?)”. Nesse sentido, uniram-se esforços: o da comissão organizadora da 1ª edição da Semana Cultural Brasileira e o da responsável pelos Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras, Prof.ª Doutora Maria Aparecida Ribeiro, que propuseram o tema “Viagens do Carnaval”.
O carnaval, nascido na Europa, foi levado pelos portugueses ao Brasil, onde tomou as mais diferentes formas. Entre essas manifestações, estão as escolas de samba que, numa viagem de retorno, surgiram em várias localidades de Portugal. Num ou noutro espaço, mostram que, para passistas, sambistas, carnavalescos, "navegar é preciso" e "viver não é preciso", pois, todo o trabalho de um ano, como diz o poeta Vinicius de Moraes, é para se “acabar na quarta-feira”, o que revela, mais uma vez, o Carnaval como uma viagem de imaginação, de sonho, de ultrapassagem de fronteiras, que os termos folia e folião guardam.
(Disponível em http://www.uc.pt/eventos/scubra_2012/apresentacao1)
Para quem está no Brasil talvez não seja tão visível o quanto essa iniciativa da UC e da organização da Semana é fulcral para que nós, intercambistas brasileiros nos sintamos valorizados e motivados. Os novos PLI's ou estudantes de mobilidade que queiram estudar na UC podem vir com a certeza de que essa Universidade dá valor a sua cultura e a você enquanto indivíduo.
Já estamos no final do primeiro biênio do PLI e eu sei que quando estiver voltando para casa em agosto, estarão chegando mais alunos brasileiros em terras lusitanas. Espero que como eu, vocês tenham oportunidade e vontade de participar da próxima Semana Cultural Brasileira, porque a do ano passado e essa, foram acima de tudo uma experiência enriquecedora, que além de dar a um graduando a oportunidade de apresentar seu trabalho formalmente, permitiu uma troca valiosíssima.
Voltarei brevemente com fotos e vídeos das apresentações!
Saudações das terras lusas.
Texto: Letícia Silva Santos.