segunda-feira, 18 de junho de 2012

Já está!!!!

Todas as matérias concluídas, uma experiência muito boa, sem palavras para explicar essa experiência, valeu muito a pena!!!! Sensação de dever cumprido!!!!

Coimbra ficará para sempre em minha história, sentirei saudades de tudo, da Universidade, da Cidade, dos amigos que fiz, os que ficam e aqueles que retornam agora para o Brasil, desejo muito sucesso a todos e espero poder encontra-los novamente!!!!
Essa é minha última postagem no Blog, quero agradecer primeiramente a Deus, a Universidade Metodista, a CAPES, e todos aqueles que sempre acreditaram nessa realização!!!! Muito obrigado!!!!
Desejo sorte aos próximos PLI,s !!!!
Deixo também algumas fotos dos amigos do curso de Educação Física, no jantar de formatura e despedida PLI -I, e um texto que foi lido no jantar e que demonstra um pouco dos sentimentos de quem passa por essa experiência de estudar na tradicional Universidade de Coimbra.


 Leandro Duarte Conte



















sábado, 2 de junho de 2012

Surf sem limites

Em meio a tenta correria uma tarefa muito legal e gratificante, realizada em uma intervenção prática da Disciplina de ATIVIDADES FÍSICAS PARA POPULÇÕES ESPECIAIS, SURF SEM LIMITES, onde alunos com deficiência intelectual tiveram uma aula de Surf, experiência muito boa, tanto para eles, quanto para nós, que participamos na organização e realização da atividade.
Seguem algumas fotos!!!







Leandro e Douglas
Abraços

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Festa dos estudantes!!!

Semana da tradicional festa Queima das fitas, mas para nós que logo voltaremos para o Brasil, o negócio é trabalhar bastante, concluir trabalhos e se preparar para as provas finais!!!
Segue o video de apresentação da festa, abraços
http://youtu.be/tK_HhVUgF_I

quinta-feira, 29 de março de 2012

Semana Cultural Brasileira



"Cultura Brasileira"
 
Para quem estuda na FLUC (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), este pode ser o nome de uma disciplina a ser cursada, mas aqui em Portugal, mais especificamente em Coimbra, essa expressão começa a ter novos significados. Nós, estudantes brasileiros, somos uma parcela significativa do corpo discente da UC, mas ainda somos uma cultura desconhecida e exótica para a maior parte dos portugueses e colegas de outras nacionalidades que conosco convivem. A vantagem de se estar num intercâmbio não é apenas conhecer outra cultura, é ter a oportunidade de difundir a sua própria. É com o intuito de diminuir a distância entre povos, de quebrar paradigmas e de dar a conhecer o Brasil que a UC promeveu a Semana Cultural Brasileira 2012. Abaixo, segue a apresentação sobre o evento:

O projeto interdisciplinar que a Semana Cultural Brasileira consubstanciou em 2011, procurou, como disse Edgar Morin, “No lugar de separar o conhecimento em compartimentos (…) pensar como a complexidade pode levar a uma conexão entre vários modos de pensar.” As atividades levadas a cabo no ano transato foram o resultado de um trabalho iniciado com o Programa de Licenciaturas Internacionais, cujo intuito é o intercâmbio estudantil entre universidades brasileiras e a Universidade de Coimbra.
Num mundo onde os estereótipos reinam e onde o que sabemos do outro é o que os media nos apresentam, alguns dos estudantes do Programa foram movidos pelo desejo de um intercâmbio não só académico, mas também social e cultural. Assim se delineou o principal objetivo da Semana Cultural Brasileira: apresentar o mosaico de culturas de que o Brasil se constitui, numa iniciativa que sempre envolveu alunos e professores da Universidade de Coimbra e das Universidades Brasileiras participantes no PLI.
No ano de 2012, respondendo a um desafio lançado pela Reitoria da UC, a Semana Cultural Brasileira integrará a Semana Cultural da Universidade, que glosará o tema proposto pela sub-reitoria de Assuntos Culturais “Navegar é preciso (?)”. Nesse sentido, uniram-se esforços: o da comissão organizadora da 1ª edição da Semana Cultural Brasileira e o da responsável pelos Estudos Brasileiros na Faculdade de Letras, Prof.ª Doutora Maria Aparecida Ribeiro, que propuseram o tema “Viagens do Carnaval”.
O carnaval, nascido na Europa, foi levado pelos portugueses ao Brasil, onde tomou as mais diferentes formas. Entre essas manifestações, estão as escolas de samba que, numa viagem de retorno, surgiram em várias localidades de Portugal. Num ou noutro espaço, mostram que, para passistas, sambistas, carnavalescos, "navegar é preciso" e "viver não é preciso", pois, todo o trabalho de um ano, como diz o poeta Vinicius de Moraes, é para se “acabar na quarta-feira”, o que revela, mais uma vez, o Carnaval como uma viagem de imaginação, de sonho, de ultrapassagem de fronteiras, que os termos folia e folião guardam.
(Disponível em http://www.uc.pt/eventos/scubra_2012/apresentacao1)

Para quem está no Brasil talvez não seja tão visível o quanto essa iniciativa da UC e da organização da Semana é fulcral para que nós, intercambistas brasileiros nos sintamos valorizados e motivados. Os novos PLI's ou estudantes de mobilidade que queiram estudar na UC podem vir com a certeza de que essa Universidade dá valor a sua cultura e a você enquanto indivíduo.
Já estamos no final do primeiro biênio do PLI e eu sei que quando estiver voltando para casa em agosto, estarão chegando mais alunos brasileiros em terras lusitanas. Espero que como eu, vocês tenham oportunidade e vontade de participar da próxima Semana Cultural Brasileira, porque a do ano passado e essa, foram acima de tudo uma experiência enriquecedora, que além de dar a um graduando a oportunidade de apresentar seu trabalho formalmente, permitiu uma troca valiosíssima.
Voltarei brevemente com fotos e vídeos das apresentações!
Saudações das terras lusas.

Texto: Letícia Silva Santos.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Reta final!!!

Não foi fácil aguentar o frio que fez esse ano, em nossas viagens de férias vimos neve até no deserto, kkkkk, porém, felizmente o sol volta a brilhar mais forte e pelo menos a tarde esquenta...

E começa mais um semestre, o nosso último em Coimbra, desejo a todos boa sorte nessa reta final e que todos aproveitem muito!!!
A Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, completa 20 anos esse mês, deixo um vídeo e algumas fotos com a participação na comemoração!!!






Abraços, até logo!!!

Leandro Conte

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tertúlia

   Olá de novo! Estou de volta conforme prometido no meu último post para mostrar para vocês como correu a tertúlia sobre Jorge Amado da qual participei dia 26. As tertúlias em Coimbra são um acontecimento literário muito interessante e levam a discussão sobre a obra de vários autores importantes da língua portuguesa, e tive a honra de participar da que teve por objeto de discussão o ilustre escritor brasileiro Jorge Amado. 

    Tive a grande oportunidade de dividir a mesa de debate com minha professora de Literatura Brasileira, a Doutora Maria Aparecida Ribeiro e com a organizadora da série de tertúlias a Doutora Ana Paula Arnaut as quais agradeço pela oportunidade. E não poderia deixar de agradecer aos meus colegas e amigos que compareceram a sessão e que foram de grade apoio, especialmente as novas PLI’s da Metodista Carolina Martins e Patrícia Astério (que ficou a cargo das fotos). 




(Da esquerda para a direita: Dra. Ana Paula Arnaut, Dra. Maria Aparecida Ribeiro e eu.)


    Como já havia contando anteriormente, escolhi o livro Mar Morto para ser tema de minha apresentação. Focando-me no lirismo presente nesta obra argumentei sobre as estruturas narrativas deste romance, que em minha análise são o que transformam eventos em processos simbólicos através da construção de imagens, um traço lírico que logrou a atenuação das cenas de morte em Mar Morto. Não vou me alongar numa explicação sobre a análise da obra porque sei que nem todos são adeptos da literatura e para não cansá-los, paro por aqui. Só gostaria de por último recomendar vivamente a leitura da obra de Jorge Amado, onde poderão encontrar não apenas uma obra de grande valor literário, mas também uma grande fonte de disfrute estético. E para aqueles que não conhecem a obra deixo a música que foi feita para o livro, espero que isso anime a leitura do romance e os incite a descoberta do lirismo de Jorge Amado. 






   Então é isso, espero que tenham gostado! Nos "lemos" na próxima. 


  

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Deixo-os com o cartaz que anuncia a tertúlia e espero que voltem na próxima postagem. 


sábado, 14 de janeiro de 2012

Literatura em Coimbra

Olá!
Estamos em janeiro, já é 2012! Soa atrasado, mas me deem um desconto, pelo calendário europeu além de não estar de férias estou em plena época de provas, o que faz  de mim uma estudante com os nervos à flor da pele.
Hoje quero falar um pouco do meu curso e do que eu aprendi a amar aqui na Universidade de Coimbra. Pessoalmente, saí do Brasil sendo uma aluna de Letras muito ligada à parte de linguística do meu curso, mas foi aqui, em Coimbra que percebi que o que realmente me fascina é a literatura, nomeadamente a literatura de língua portuguesa. Das crónicas régias portuguesas nasceu minha fascinação pela literatura medieval, com a qual não tive muito contato no Brasil. Mais especificamente, foi Fernão Lopes e sua habilidade de escrever e manipular fatos históricos de acordo com o que melhor correspondia ao reino de Portugal na época que me fez ter vontade de entender o emaranhado de significados e motivos que estão por trás da caracterização de um personagem. E já que estamos falando de literatura medieval, nenhum personagem medieval ganha de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal em termos de controvérsia textual em sua caracterização, isso em minha opinião, mas esse é assunto para outro post.
Gostar de literatura e querer aprendê-la aqui em Coimbra é algo que abre caminhos por vezes inesperados, mas que expandem o horizonte cultural de qualquer aluno disposto a aprender. Recentemente eu e alguns colegas do PLI recebemos um convite da Doutora Ana Maria Machado, nossa tutora aqui em Coimbra para participarmos de uma pesquisa sobre cinco escritores portugueses contemporâneos. A pesquisa consiste na recolha e transcrição do material jornalístico que foi publicado sobre os escritores em questão no período de 2000 a 2010. Aceitei essa oportunidade e tive o prazer de entrar em contato com José Luís Peixoto e sua obra. Abaixo segue um vídeo com esse jovem escritor que já ganhou diversos prémios literários e que merece destaque entre os escritores por sua capacidade de transportar o leitor para pequenas aldeias, vivendo e compreendendo os personagens que criou.


Outra oportunidade que tive, e que agradeço imensamente, foi a de participar com minha professora de Literatura Brasileira, a Doutora Maria Aparecida Ribeiro de uma tertúlia sobre Jorge Amado. Em Coimbra, tivemos ao longo dos últimos meses várias tertúlias organizadas pela Doutora Ana Paula Arnaut onde há um especialista e um leitor comum falando sobre um autor e uma obra deste. A convite de minha professora  irei compor a mesa em que falaremos de Jorge Amado e seu romance Mar Morto, eu optei por discorrer sobre o lirismo presente neste livro. A tertúlia será no dia 26 de janeiro e estou ansiosa para que aconteça. Essa será mais uma das valiosas lembranças que levarei de Coimbra. Depois da tertúlia pretendo publicar fotos e minha análise sobre o lirismo em Mar Morto nesse mesmo blog, espero que voltem para ler sobre esse autor brasileiro muito querido cá em terras portuguesas.